terça-feira, 11 de maio de 2010

Doves - The Last Broadcast




Ser apresentado a bandas novas através de CDs é sempre uma experiência interessante. Através deles da pra analisar a profundidade da banda em questão e especialmente sua criatividade. O que diferencia as bandas "de verdade" das "enganadoras" não são os hits e singles, mas o conteúdo escondido em músicas "secundárias". Um exemplo de uma banda que gosto muito, mas que não investe em CDs é a Oasis, famosa por singles marcantes como Wonderwall e Live Forever não consegue fazer CDs atrativos. Parece que fazem as outras músicas para enxer linguiça.

Por outro lado, uma primeira avaliação já de cara do CD pode ser equivocada (geralmente a primeira impressão não é a que fica em questão de música), é mais fácil e mais seguro analisar um CD após conhecer a banda e os singles presentes nele.

Enfim, após ganhar de aniversário o livro "1001 Discos para ouvir antes de morrer" ouvir CDs desconhecidos de bandas desconhecidas se tornou exercício diário, e gostaria de compartilhar as surpresas agradáveis por aqui.

A primeira banda desconhecida em questão foi a inglesa Doves. Nunca tinha ouvido falar, não sabia o que esperar e acabou sendo uma grata surpresa.

Músicas bem compostas, mas sem perder a simplicidade, e com atmosfera forte marcam o som dessa banda de rock alternativo. Intercalando músicas calmas com músicas mais rápidas e músicas "nervosas", The Last Broadcast(2002) acaba sendo um CD bem montado.

Destaque para a robusta e melancólica faixa "N.Y.", que mesmo em seus quase seis minutos não se torna cansativa nem repetitiva, investindo bastante no instrumental para criar a atmosfera pesada. Em "Pounding" encontramos um som mais alegre e uma musicalidade mais acessível, simples e agradavel de ouvir. Mas o CD alcança seu ápice em "Caught By The River". Com letra romântica, mas não clichê, e estilo comercial (não pelo lado negativo) da pra ter certeza que se tornou single. Inclusive descobri que é tocada em um episódio de OC. A faixa se torna cansativa ao longo de seus seis minutos, mas nada que a desmereça.

O único problema do CD está no final. Quando se escuta tudo de uma vez o final se torna cansativo. O clima "down" fica música após música e se estende para o CD dois. Mas mesmo assim "Far From Grace" do CD dois se destaca pela atmosfera criada instrumentalmente, assim como em "N.Y.".

Enfim, um CD muito bom que eu indico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário