terça-feira, 28 de setembro de 2010

Flamingo: Bom para Brandon e bom para a banda

No meio do mês de setembro foi lançado com o selo Island o primeiro álbum solo de Brandon Flowers, frontman da banda americana The Killers. Como já era de se esperar do criativo vocalista do The Killers, o CD conta com uma pitada de excentricidade, que apesar de em alguns momentos chegar a comprometer sua qualidade, também enriquece muito o disco.

No ultimo álbum de estúdio da banda (Day & Age) fica clara a influência do vocalista nas músicas, talvez até um pouco acima do ideal. Apesar de ser um ótimo CD, de muita criatividade e sonoridade extremamente agradavel, é notável o toque excessivamente "Floweriano" nas músicas, o que deixou a simplicidade notavel dos discos anteriores da banda de lado, e contou com algumas extravagâncias como presença de instrumentos não tão ortodoxos em bandas de rock, como o saxofone. A variação de estilo na banda afirma a sua qualidade, o problema em Day & Age foi a falta do toque pessoal dos outros integrantes da banda, e excesso do toque pessoal de Brandon Flowers.

Em Flamingo temos o foco voltado para o Pop, com poucos riffs de guitarra característicos do The Killers. Algumas das faixas tem forte influência country. Também existe semelhança na sonoridade de algumas faixas do álbum com o último disco da banda por elas serem b-sides do "Day & Age".

Começando com "Welcome to Fabulous Las Vegas" Flowers já sinaliza que não há como eliminar a influência da sua glamurosa cidade natal em sua música. A faixa contém emoção e tem todo o estilo de uma faixa de abertura ou encerramento de CD. A segunda faixa, "Only The Young", tem ritmo lento e tranquilo, praticamente contando apenas com a voz do vocalista e seu teclado. Uma das melhores faixas do CD. A animada faixa seguinte vem pra quebrar o gelo de sua antecessora. Contando com o backing vocal de Jenny Lewis a música tem sonoridade beirando o country. Nas faixas seguintes o CD tem uma pequena queda, contando com músicas enroladas como "Playing With Fire" e esquisitas como "Magdalena" que também conta com um estilo country. Na oitava faixa encontramos o primeiro single do CD, "Crossfire". A música animada lembra bastante "os matadores". É a faixa mais acessível do disco, contagiando todos os gostos. Flamingo segue com a música "On the Floor", ápice da influência country presente no CD e com um refrão beirando o gospel. Para encerrar o álbum conta com a espirituosa "Swallow It", cuja letra se encaixaria perfeitamente aos críticos mais assíduos do disco.

Um disco criativo, com vários estilos e com altos e baixos. Tendo foco nas excentricidades de Brandon Flowers, que vão de gospel a country, o CD serve como um escape para o frontman do The Killers, para que os próximos álbuns da banda sejam mais focados na banda como unidade, e não somente em seu vocalista.

2 comentários:

  1. adorei o texto, e concordo que flowers faz o que bem entende na banda, por isso todos os criticos atestam que seu novo cd nada tem a perder para os cds da banda, mas de qualquer forma adora the killers e estou fascinada com o trabalho apresentado em flamingo.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Marcia! =o)

    Como eu disse, eu achei que o Flamingo tem algumas extravagâncias exageradas, que são típicas do Brandon e que poderiam acabar afetando a banda caso esse CD solo não tivesse sido lançado!

    No mais, concordo com você!

    ResponderExcluir