sábado, 2 de outubro de 2010

Eleições 2010

Como um entusiasta da política e admirador da retórica e afins, além de grande crítico das coisas e pessoas, não podia deixar de fazer um post sobre as eleições para 2010. Vou me ater a fazer um apanhado geral de cada candidato a presidente e não entrar nos outros cargos.

Dilma Rousseff


Além de não ter um currículo digno e não ter uma história pessoal digna, não tem perfil para liderar. Claramente uma candidata inventado pelo PT (até fisicamente é notório quão "construída" ela foi) apenas para ser o novo fantoche no poder. Sua estratégia de campanha é simplesmente ser a sucessora do presidente Lula. Está no partido mais corrupto, foi Ministra da Casa Cívil, ministério este onde ocorreram inúmeros casos de corrupção. Mas assim como Lula, ela prefere dizer que não sabia de nada. E o pior de tudo, a incapacidade intelectual. Dilma tem grandes dificuldades para articular suas falas. Talvez seja por isso que está vencendo as pesquisas.

José Serra


Tem muita bagagem política, de secretário e ministro a deputado e governador, tendo feito bastante (o maior exemplo são os genéricos enquanto Ministro da saúde). Apesar disso, é um candidato sem nenhum carisma e com uma estratégia de campanha pífia. Aparenta ter sido indicado para a presidência apenas para fazer presença para o partido e a coligação. Governando o Brasil não haveria muita diferença entre ele e sua principal adversária, Dilma. A grande vantagem de Serra em cima da concorrente é que ele seria um representante digno para uma nação e faz parte de um partido com um pouco mais de ética do que o PT que promoveu escandalos titânicos e nunca teve um posicionamento firme contra a corrupção. Mas também é um candidato fraco.

Marina Silva



Praticamente desde o início das eleições venho criticando essa candidata pelo seu discurso inócuo, mas nos últimos dois debates me surpreendeu e inverteu minha opinião. Demonstrou conhecimento de política e propostas coerentes. Ao contrário dos dois primeiros candidatos, que fizeram das eleições uma "briga", ela apontou os pontos positivos dos governos Lula e FHC e insistiu que não mudaria o que está bom por rixa política, trabalharia no desenvolvimento desses fatores e focaria em outros pontos. Se mostrou bastante conciente durante toda a campanha, mesmo com o discurso inócuo nunca trabalhou na destruição da imagem dos outros. Mesmo com seu currículo não tão recheado como o de José Serra, ela demonstra ser a candidata com mais consciência e ponderação.

Plínio de Arruda


Com certeza conseguiu muitos votos durante os debates. Com postura agressiva e irônica, demonstrou bastante conhecimento político e boa retórica, derrubando seus adversários facilmente. Seu maior problema é o posicionamento excessivamente esquerdista, e seu partido que beira o fanatismo. Mas pela ponderação demonstrada, deu a entender que o discurso de esquerda não seria botado em prática de maneira inconsequente (como ocorreu no Chile de Allende ou na Cuba de Fidel). Acredito que ele faria o possível para implantar algumas propostas esquerdistas (que em muitos casos são positivas, se implantadas de maneira correta), mas não mexeria na estrutura de governo, que vem muito bem.

Um comentário:

  1. Este deveria ser o slogan dos maus políticos do país - Absinto Muito - Eu não vou voltar (ao vivo)
    http://t.co/3IbspFH
    Visite o nosso blog e deixe seus comentários. Um abraço!

    ResponderExcluir