sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Jeitinho Brasileiro

Não faria questão de escrever sobre isso, mas já que é pra faculdade...

                                             Essa imagem resume o texto

 
Nessa semana foi divulgada (mais) uma pesquisa que aponta o povo brasileiro como o mais "caliente" e também o mais infiel. Tal pesquisa é mais uma mostra da diferença cultural e de valores de "nós" brasileiros com o resto do mundo.

Por que o povo que sempre faz tudo as avessas, tenta tirar proveito de tudo que é possível e acha que é bonito abdicar da ética não passaria por cima de suas relações afetivas/conjugais?


Para ilustrar minha opinião um tanto quanto negativa, vou contar uma história recente que ocorreu com um amigo meu. O senhor "S" um belo dia adquiriu um cargo de manda-chuva em uma repartição pública. Suas primeiras ações foram a de controle de irregularidades e de acabar com mamatas. Isso rendeu elogios? Pouquíssimos. Pelo contrário, até os mais próximos do senhor "S" reclamaram que ele "prejudicou" os funcionários, que não precisava cortar os benefícios "extras". Foi julgado por ter uma coisa que não é comum no Brasil: princípios.


Posso também citar casos mais usuais, como em um dia em que conversava com duas pessoas maduras de idade e de alto grau de instrução que comentavam sobre seus gatos de TV a cabo. Quando disse que se aproveitar do vizinho que paga pela TV era um absurdo fui criticado. "Pra que vou pagar pra eles que ganham milhões se eu posso ter de graça?" dizia um. Por um simples motivo, honestidade. Da pra citar outros milhões de casos que aconteceram comigo e com outras pessoas que provam a falta de valores do brasileiro.


Em razão desse tipo de reprimenda, garanto que muitos dos participantes "de bem" da enquete responderam que já foram infiéis para agradar aos outros. Quem não aproveita uma oportunidade de traição não tem o jeitinho brasileiro e merece exclusão! Ou é essa a visão que infelizmente muitos tem.

Porque alguem que não é honesto em questões simples e demonstra não ter valor moral nenhum seria fiel com sua esposa/marido? É por isso que eu sempre digo, se quer ter um relacionamento sério com alguem escolha bem e tenha certeza de que conhece a pessoa em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário