segunda-feira, 9 de junho de 2014

Índice da Copa do Mundo 2014 - Grupo B

Prosseguindo na análise dos grupos da Copa do Mundo, chegamos no grupo de onde sairá o adversário brasileiro das oitavas de final e o possível adversário da semifinal. O Grupo B tem destaque especial por abrigar as finalistas da última edição do mundial: a campeã Espanha e a vice Holanda. Além das duas candidatas ao título, o grupo também abrange a forte seleção chilena, e uma das babas, Austrália.

Espanha

A atual campeã mundial, que chegou em Curitiba ontem para iniciar os trabalhos no CT do Caju, vem tão forte quanto chegou na África do Sul. O que diferencia as duas equipes é o menor brilho com que imprensa e torcedores do mundo todo enxergam a Fúria que chegou ao Brasil, devido ao fracasso na Copa das Confederações. Mal lembram que em 2009 a seleção foi eliminada do mesmo torneio (que pouco vale) na fase de grupos, e no ano seguinte ganhou a Copa. Mal lembram que a Espanha ainda é bi-campeã da Eurocopa. Mal lembram que a final da Champions League foi disputada por dois clubes do país (o que em 2013 foi colocado como ponto forte para a seleção alemã). Parece que acreditam o sucesso da Espanha está ligado diretamente ao Barcelona.
       De qualquer forma, a Fúria é uma das favoritas ao título e vem, junto com a Alemanha, com a melhor seleção no papel. Todos seus jogadores são membros importantes de times de ponta do velho continente. O grupo carrega uma conquista mundial e duas europeias na bagagem, o que garante bastante experiência. Ainda assim, a média de idade do time é de 28 anos, arredondando para cima. Ou seja, a Espanha está no seu auge. Pode-se dizer que apenas dois jogadores não desempenham mais o mesmo futebol que desempenhavam em 2010: Xavi e Villa.
       Isto posto, acredito que a Espanha se classifique como líder do grupo B e livre o Brasil da revanche da final da Copa das Confederações ao menos nas oitavas de final.

Classificação: A- Forte candidata ao bi.

Craque: Craque do Barcelona, Andreas Iniesta parece melhorar a cada ano que passa. Dono de uma classe invejável que chega a esboçar um pouco do talento de Zinedine Zidane, Iniesta é completo. Habilidoso, inteligente e tático, é um dos candidatos ao título de melhor jogador da Copa, e sem dúvidas, figura entre os melhores do mundo.

Fique de olho: O atacante brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa pode ser o destaque Espanhol. Símbolo de 'não patriotismo' na vista distorcida de Luis Felipe Scolari e de muitos outros brasileiros, pode ser protagonista de uma eliminação precoce brasileira nas oitavas de final. Ainda não tem muito entrosamento na Fúria e vem uma lesão, então seu desempenho é uma incógnita. Mas o centroavante é tido como a solução de um problema existente desde a aposentadoria de Raúl: o ataque ineficaz. Torres, Soldado e até mesmo o maior artilheiro da história da seleção, David Villa, não se firmaram na posição.



Holanda

Já a Laranja por sua vez vem enfraquecida se comparada à equipe vice de 2010. Poucos jogadores figuram nos principais times europeus e muitos jogam na Eredivisie, a enfraquecida liga nacional holandesa. Ainda assim é uma seleção tradicional em Copas, e sempre candidata ao título. Mesmo em 2010, ninguém acreditava que a Holanda chegaria em uma final. É a única seleção que não foi campeã e que sempre impõe respeito nas adversárias. Apesar do momento sem brilho, pode ter a sua primeira vez no Brasil. Previsibilidade não é marca característica da Copa do Mundo mesmo...

Classificação: B- Pelo elenco renovado, inexperiente e sem grandes revelações fica no grupo de seleções que podem até serem campeãs, mas não se estabelece entre as favorita.

Craque: Podem se preparar para correria, chutes potentes e muitos cortes para a esquerda previsíveis mas 'impreviníveis'. Sim, falo de Arjen Robben, jogador do Bayern de Munique. Parece que ele corrigiu seu último defeito - ser pipoqueiro - com o belo gol na final da Champions League no ano passado. Figura entre os melhores do mundo e também pode terminar entre os craques da Copa.

Fique de olho: Dispensando comentários, Robbin Van Persie vem no melhor momento da sua carreira. Atacante completo, veloz, forte, habilidoso e excelente finalizar (em qualquer condição), é também um dos principais nomes da copa. Outro jogador que ainda merece destaque, mesmo estando escondido no Galatasaray, é Wesley Sneijder. O subestimado meia simplesmente levou a Internazionale à uma tríplice coroa (Champions League, Italiano e Coppa Itália) e a sua seleção a uma final de mundial, tudo isso em 2010. Sem dúvidas foi o mais importante jogador daquela temporada mas na briga pela Bola de Ouro ficou apenas em quarto, atrás do trio Messi, Iniesta e Xavi, do Barça.



 Chile

Desde 98, quando possuía a dupla de atacantes Salas e Zamorano, o Chile não entra em uma Copa com tanta moral. E dessa vez a equipe é até melhor que aquela que, como de costume, caiu para o Brasil nas oitavas. Pode ser que o destino seja cruel e se repita, já que o Chile é grande candidato a roubar a vaga da Holanda (ou da própria Espanha, quem sabe?).
       Do meio para a frente, a seleção chilena é sólida e conta com um elenco completo, incluindo um bom banco de reservas. Destaque para o grande  número de jogador que atuam no Calcio (9 ao todo), e para os conhecidos dos brasileiros: Aránguiz, destaque do Internacional na temporada, Valdívia, meio com 7 anos de Palmeiras nas costas e Eduardo Vargas, veloz atacante ex Grêmio e atual Valência.

Classificação: C- Não figura entre possível campeões, mas vai dar trabalho a Espanha e Holanda, que se bobearem ficam sem a vaga para as oitavas.

Craque: Maior preocupação da seleção chilena, Arturo Vidal se recupera de artroscopia e ainda pode ser cortado. O volante da Juventus é um jogador completo, de muito potencial físico, bom marcador e bom nas subidas ao ataque. Também conta com um chute potente e é exímio batedor de penaltis, sendo o principal da Vecchia Signora, estando a frente até de Pirlo nas penalidades máximas.

Fique de olho: Em meio aos vários talentos, destaco três: o lateral direito que também joga de volante Isla, também da Juventos, o meia Aránguiz do Inter de Porto Alegre e é claro, Alexis Sanchéz, jogador do Barcelona que reveza vaga com Neymar.




 
Austrália
Da equipe australiana não há muito o que falar. Talvez o dado mais relevante é de que os turistas australianos estão entre os que mais gastam. Quanto ao time, vai perder todos os jogos e pode ter importância na decisão do segundo lugar do grupo devido ao saldo de gols.

Classificação: E- Saco de pancadas.

Craque: O experiente meia-atacante Tim Cahill, que atuou por 8 anos no Everton da Inglaterra e hoje atual na Major League Soccer ainda é o destaque da equipe.  

Fique de olho: O capitão Mile Jedinak, do Crystal Palace, é um dos principais jogadores da equipe. Volante grandalhão, com 1,89 m, é uma arma no jogo aéreo australiano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário