segunda-feira, 16 de junho de 2014

Índice da Copa do Mundo 2014 - Grupo C

Temos nosso primeiro grupo sem candidatos ao título mundial. Apesar disso, o grupo C é talvez o mais equilibrado desta edição da Copa do Mundo. Uma sul-americana de segundo escalão, uma europeia de terceira, uma africana e uma asiática. A princípio todas podem classificar e todas podem fracassar.

Colômbia

A Colômbia vem sem seu principal jogador e um dos melhores atacantes da atualidade, Falcão Garcia, mas tem uma equipe com qualidade que não víamos a tempos por lá. Claro, não se compara a equipe dos anos 90, liderada por Valderrama e composta por Rincón, Asprilla, Córdoba e outros grandes nomes, que muito me marcou na época. Curiosamente, um dos jogadores que compôs a seleção na década de 90 - e até se destacou na Copa de 98, substituindo Córdoba - ainda está presente na lista de convocados: o goleiro de 42 anos Faryd Mondragón. É o jogador mais velho da Copa e atualmente está sem clube, mas vem bem acompanhado do zagueiro Mário Yepes, ex jogador do Milan de 38 anos, atual Atalanta. Apesar destes dois nomes, é uma seleção bastante jovem, já que eles são os únicos acima dos 30 (a média de idade do grupo é de 27 anos, mesmo com estes atletas jurássicos). 
       Quase todos os convocados figuram em importantes clubes europeus, o que os dá experiência em competições importantes, de nível continental. Destaque especial para o meio de campo, que conta com Guarín, da Inter de Milão e James Rodríguez (considerado no país como novo Valderrama) do Mônaco e a linha defensiva composta de jogadores que atuam na Itália.

Classificação: C- Dificilmente passa das oitavas, devido aos prováveis adversários do grupo D, mas é a mais candidata a classificação no C.

Craque: O novo Valderrama, James Rodríguez, é um meia hábil e inteligente. Sua habilidade em criar jogadas será a principal arma colombiana.

Fique de olho: O goleiro David Ospina, de apenas 25 anos já pode ser considerado um veterano, com seus 43 jogos pela seleção. Além disso, sua segurança lhe garantiu posição cativa no Nice, clube em que atua e é titular há anos.


Grécia

A envelhecida seleção grega ainda tem como base muitos atletas que ganharam a Eurocopa de 2004. Famosa pela defesa sólida e estatura privilegiada, a equipe que costuma ser um filtro para as seleções maiores na primeira fase da Copa, dessa vez tem condições de conquistar a vaga para as oitavas e vem como segunda cabeça de chave do grupo, ainda que eu acredite que a outra classificada será a Costa do Marfim (que, espero, pare de me decepcionar como em 2006 e 2010).

Classificação: D- Não deve surpreender ninguém, mas pode chegar às oitavas tranquilamente.

Craque: Com o sobrenome complicado e que nem cabe na camisa, Papastathopoulos é mais conhecido pelo primeiro nome, Sokratis. O zagueiro teve uma boa temporada atuando como titular do Borussia Dortmund, devido a lesão do titular Subotic.

Fique de olho: O mais jovem do ataque grego Kostas Mitroglou é um dos destaques do time. Dividindo posição com Gekas, Salpingidis e Samaras, jogadores experientes em vestir a camisa da seleção, Mitroglou se destaca pelo bom posicionamento de área. Essa Copa pode ser a chance perfeito do jogador, tido como eterna promessa, despontar, apesar de sua condição física incerta devido as frequentes lesões durante a temporada.

(FICOU POR AQUI, ISSO FOI FEITO HÁ UMA SEMANA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário