terça-feira, 17 de junho de 2014

É isso aí Felipão...

Ao contrário da maioria, eu concordo com as palavras de Felipão na coletiva pós-jogo hoje!

Ele foi muito honesto assumindo sua incompetência, sem querer. Ele simplesmente assumiu que a Copa das Confederações não significou nada (como nunca significará...serviu pouco mais que uma sequência de amistosos para acertar o time), e assumiu que não tem um time formado nas mãos. Se a seleção está em processo e formação e evolução agora, na Copa, deméritos dele (que na hora de botar pilha, disse que o favoritismo era nosso).

Claro, o Brasil não tem seleção para ganhar a Copa. Se ganhar, é por jogar em casa, por questões emocionais e não técnicas.

Concordo também, que houve evolução no futebol da seleção em relação a estreia. O Brasil jogou melhor sim, criou mais e não permitiu infiltrações mexicanas (apesar do México ter hesitado muito em atacar pelos lados, quando os laterais brasileiros permitiam qualquer ultrapassagem). Mas se Felipão está contente com a evolução, e acredita que essa melhora de 10% (segundo ele) por jogo é suficiente, corre o risco de ser eliminado na primeira fase ainda.

E após a eliminação não vale papinho de "não tive tempo de montar um time" (que seria a extensão do discurso de hoje). Quando ele aceitou o cargo, sabia que haveria pouco tempo de preparação e sabia que as opções eram escassas e fracas. Ele assumiu a responsabilidade, agora não pode se eximir dela. E isso ele tentou fazer hoje, ao reclamar da imprensa ter falado tanto no pênalti inventando pelo japonês na primeira rodada, dizendo que o juiz não marcou nenhum pênalti hoje (em especial, um no Marcelo) graças a esse papo. Então, se os juízes não roubarem a favor do Brasil, a taça não vai ficar por aqui?

Outro sinal da fuga de responsabilidade é a postura de Felipão na beira do campo. Ele passa grande parte do tempo pressionando o árbitro, na maioria das vezes, sem razão. É Felipão...quem sabe com mais uma ajuda da arbitragem a situação fique mais tranquila.

De qualquer forma, a mídia burra é culpada por qualquer decepção do torcedor. Foi inventado que o Brasil era uma máquina e que seria o campeão sem grandes dificuldades. E ao primeiro sinal de dificuldade, o clima de cordialidade e de oba-oba começa a se dissipar e as críticas se acentuam. Até entendo o Felipão ficar de saco cheio (mas quando era o Dunga não podia...).

Dinossauro tático

Que o Felipão é pragmático e antiquado todo mundo sabe. Por outro lado, o lado motivacional dele (em seleções, já que em clubes ele deu muitos fiascos...no Palmeiras dizia a cada jogo que seus jogadores não prestavam; no Chelsea, criou um clima insustentável até ser derrubado) é inquestionável. Mas será que é possível, apenas com motivação e um fraco apoio da torcida coxinha de seleção (que hoje foi engolida pela minoria mexicana, que contava com torcedores de verdade), conseguir bater times como a Alemanha?

Felipão demonstrou mais uma vez sua falta de criatividade. Escalou Ramires, que não era o reserva direto de Hulk (ligeiramente ousado nesse ponto). Não deu certo e ele o substituiu pelo fraquíssimo Bernard (reserva imediato de Hulk). Não deu certo. Fred atrapalhava mais do que ajudava. Quem entrou? Jô, para fazer a mesma função de cone. Oscar jogava muito mal. Quem entrou? William, que só pode substituir o próprio Oscar na cabeça de Felipão. Enquanto Lahm joga de volante, Khedira avançado, Özil aberto e Müller de último homem, Felipão não consegue escalar William no lugar de Hulk (função que ele faz bem), ou substituindo Fred por um jogador que ajude a compor o meio campo ou seja uma opção de velocidade em um momento de necessidade.

Dia dos erros de treinadores

Felipão vacilou hoje, mas não foi o único. Capello e Wilmots não deixaram nosso treinador sozinho. O primeiro já errou na convocação. Sobre o pretexto de "preparar a equipe para a Copa de 2018, na Rússia", Capello tirou do grupo nomes importantes, como o hábil Arshavin e os atacantes Pavlyuchenko e Pogrebenyak. Tudo bem, eles provavelmente não terão condições de defender a Rússia em 2018, mesmo sendo nomes importantes para a equipe hoje. Mas hoje Capello escalou a equipe com Denisov e principalmente Kerzhakov e Dzagoev, os melhores jogadores da equipe, no banco. Três jogadores de qualidade, especialmente os dois últimos, que melhoraram e muito a equipe quando entraram no segundo tempo. Denisov também foi colocado, e o erro foi reparado. Mas já era tarde. Com a falha de Akinfeev, a Coreia do Sul abriu o placar. A Rússia conseguiu o empate com Kerzhakov após rebote do goleiro coreano em chute de Dzagoev, escancarando mais ainda o erro na escalação. Ainda assim o empate não foi mal resultado. A Rússia depende das suas pernas para classificar, basta o supervalorizado Capello (treinador mais bem remunerado do mundo) não cometer o mesmo erro.

 
Wilmots cometeu erro semelhante. Escalou a equipe com Chedli de ponta direita, e Dembelé de volante. Chedli se esforçou e pouco produziu. Dembelé bateu muito e jogou pouco. Enquanto eles estavam em campo, três dos principais jogadores da equipe estava no banco: o volante/meia Fellaini, famoso pela cabeleira avantajada e os velocistas Mertens e Mirallas. Eu, particularmente, teria escalado Mirallas. Mas Mertens entrou logo no intervalo, substituindo Chedli, e Wilmots reparou seu primeiro erro. O jogo não mudou muito, até a reparação do segundo erro. Fellaini substituiu Dembelé e fez o gol de empate. Logo em seguida, Mertens fez o seu. Assim como aconteceu com Capello, os jogadores responderam em campo o porque devem ser titulares. Que a Bélgica também seja melhor escalada nos próximos jogos, e desenvolva seu grande potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário