segunda-feira, 14 de junho de 2010

Copa do Mundo - Análise dia 3 e dia 4

Vamos a mais dois dias do melhor futebol do mundo. E só para esclarecer, meu objetivo com essas análises é mais pontuar os fatos das estréias dos times, os pontos fortes das equipes, os fracos e fazer uma previsão do que cada uma fará na Copa. E vamos ao dia 3!

Eslovênia 1x0 Argélia



Vou ser sincero, não assisti a esse jogo (acordar as 8:30 para assistir esse "clássico" não é fácil). Mas vou fazer uma análise breve das duas equipes, que vi jogarem nas eliminatórias européias e na copa da África. A Eslovênia volta a copa, mas sem pretensão nenhuma. Em 2002 tinha seu maior jogador, Zahovic, hoje não tem nenhum destauqe individual. Conseguiu derrotar a Rússia do talentoso Arshavin, meia do Arsenal, mas não demostrou futebol empolgante em momento nenhum. Como (quase)toda seleção Européia, é taticamente disciplinada. Já a Argélia é uma seleção fraca técnicamente e taticamente bagunçada. É um daqueles times que vai a Copa para perder todos os jogos e se possível não fazer gols. Destaque também para o frangasso a lá Green tomado pelo goleiro argelino. É uma grande maldade com a saudosa Jabulani culpá-la por tais falhas bizonhas.



Gana 1x0 Sérvia



Gana, como diz a inscrição no ônibus da delegação, é a maior esperança da África. Apesar do desfalque de Essien, principal jogador da equipe, é o time africano mais conciso. Com muita velocidade, causou problemas para a fraca tecnicamente e forte fisicamente Sérvia. A Sérvia que possuí uma boa zaga, que incluí o bom Vidic do Manchester United, não demonstrou grande futebol, chegou a ser uma decepção. Terá de se espertar para ir as oitavas.



Alemanha 4x0 Austrália



Começando pela Austrália, esperava mais. Mostrou-se frágil e bagunçada, posicionamento defensivo horrível, sempre deixando 2 ou 3 alemães livres. Mesmo com o desfalque de Kewell e a exagerada expulsão de Cahill, mostrou que terá grandes dificuldades de vencer um jogo na Copa. Já a Alemanha... Finalmente algum time que realmente deu gosto de ver. Discordo que foi a única boa apresentação e o único bom jogo da Copa, mas de fato foi a única seleção que demonstrou total segurança ofensiva e defensiva. Tendo sempre a posse de bola e matendo o controle da partida, saia apenas quando havia espaço, sem afobação, quando não havia, tocavam a bola tranquilamente. Com excelência em toques curtos e longos, conseguiu boas jogadas ofensivas, aproveitando grande parte dela. Se Klose não estivesse em má fase e conseguisse aproveitar todas as chances claras de gol que teve, hoje estaria igualado (ou praticamente) ao Ronaldo como artilheiro de todas as Copas. E como eu costumo dizer, se ninguem quiser o título, a Alemanha está sempre a espreita devido a sua disciplina tática e a camisa pesada da maior finalista de copas.



Holanda 2x0 Dinamarca



Um jogo feio, sem grandes emoções. A Holanda sem Robben não jogou o futebol bonito e ofensivo que costuma jogar. Apesar do controle total da partida, não demonstrou a velocidade, o bom toque de bola e a qualidade na finalização que pudemos ver na Eurocopa. O ataque jogou mal, Van Persie afobado errou muito, Van Der Vaart que substituiu Robben não fez grande coisa (prefiro ele jogando mais atrás, ajudando Sneijder na armação) e Kuyt jogou seu futebol brigado e foi o destaque da frente holandesa, conseguindo um gol. Elia também entrou muito bem e melhorou o ataque holandês. O destaque da Laranja Mecânica foi o meio de campo, com Sneijder e Van Bommel jogando bom futebol. A Dinamarca me decepcionou, apesar de ninguem apostar fichas nela. Esperava mais taticamente e defensivamente dos dinamarqueses. Talvez seja a imagem da poderosa "Dinamaquina" dos anos 80-90 que me enganou e deu falsas espectativas.



Japão 1x0 Camarões



Esse fraco jogo não merece grande análise, só se destacou pela incrível vitória da fraca seleção japonesa, considerada por muitos o pior Japão dos ultimos anos. A seleção camaronesa entrou toda embaralhada taticamente e conseguiu poucas finalizações durante a partida, tendo suas grandes chances no fim da partida com uma bola na trave e uma cabeçada que exigiu boa defesa do goleiro nipônico.



Itália 1x1 Paraguai



Itália, assim como a Alemanha, é expert em conquistar copas quando ninguem acredita nela. Sempre com futebol feio, dessa vez "inovou" tentando jogar com o time para frente. O resultado? Um jogo fraco, feio, de poucos lances. Destaque para a sempre forte zaga italiana e o meio de campo que também passa segurança defensivamente. O ataque deixou a desejar, não tem grandes nomes na convocação, até por uma carência nacional na posição. O brasileiro naturalizado Amauri, que seria uma opção, vem e péssima fase, de carona com a Juventus, que apesar de fraca tem meio time convocado. A lesão de Pirlo também causa problemas a Azurra, que perder muito da qualidade e armação sem o jogador do Milan. Mas como a Itália sempre tem um pré-copa e uma primeira fase conturbados, ainda se mantém como uma das favoritas ao título. Quem apostaria em 2006 que a Itália acabaria vencendo? Já o Paraguai é uma seleção superestimada por uma campanha boa nas eliminatórias. O futebol sulamericano anda MUITO fraco, qualquer seleção minimamente capaz consegue se destacar, ao contrário do cenário que tinhamos na década de 90, quando tinhamos uma Colômbia forte e um Paraguai muito forte, além dos sempre favoritos Argentina e Brasil. Mas apesar de ser considerada uma seleção melhor do que realmente é, a seleção Paraguaia não é fraca e provavelmente consiga a vaga para as oitavas sem grandes problemas. Destaque para o ataque paraguaio, que mesmo sem o principal jogador, Cabañas, é bem munido tanto no time principal quanto no banco de reservas.



*Eu não vou ver Nova Zelândia e Eslováquia por motivos de força maior (horária vs. qualidade), mas fico na torcida dos All Whites. E sobre as fotos, é o que eu consigo, sei que o Robben não jogou e que ele machucado não é a melhor imagem para uma vitória holandesa, mas pelo menos ele está com o uniforme novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário