terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo - Análise dia 5 (estréia do Brasil)

Mais um dia de futebol, com Brasil em campo!

Eslováquia 1x1 Nova Zelândia



Como disse anteriormente, apesar de simpatizar com ambas as seleções não acordaria para ver um jogo desse nível técnico, e sinceramente me arrependo um pouco. Como não vi o jogo não vou comentá-lo, mas vou comentar o pouco que conheço das seleções. A Eslováquia esteve no grupo do Brasil nas Olimpíadas de 2000, em Sydney (talvez eu esteja equivocado, talvez tenha sido em 2004) e criou dificuldades para nós, não lembro também do resultado, mas foi ou 1x0 para o Brasil ou empate. Na época, os garotos que provavelmente participem hoje da seleção principal mostraram uma marcação muito forte e um time taticamente correta. Já a Nova Zelândia (observada em alguns amistosos) é um time muito fraco, levemente concreta no âmbito tático, mas não se imaginava que os All Whites conquistariam algum ponto.



Costa do Marfim 0x0 Portugal



Portugal se tornou uma seleção bem falada pela boa campanha de 2006, pelos destaques individuais de Deco e Cristiano Ronaldo e especialmente em razão de ser treinada pelo Felipão. Para muitos foi surpresa a má atuação portuguesa de hoje, mas não para mim. Portugal tem uma equipe limitada, nada vistosa, de pouca movimentação, como sempre um time "morto". Os portugueses tem que se contentar e muito com o ponto conquistado. Além da fragilidade portuguesa, o domínio da Costa do Marfim foi decorrente de dois fatores: superioridade tática dos Elefantes, treinados pelo questionável Sven Goran Eriksson que apesar disso armou bem a equipe, e principalmente técnica mais apurada. Desde a ultima Copa venho falando da qualidade técnica dos Marfinenses, time que tem alguns talentos individuais como Drogba, Eboué, ambos os Tourés, Dindane e Kalou, e vários jogadores rápidos e fortes. O pecado era a falta de organização no futebol deles, coisa que se mostrou superada hoje. Na análise de ontem falei sobre Gana ser a esperança africana, não por ter melhores jogadores, mas por ser uma seleção mais entrosada, finalista africana, campeã sub-20, ter chegado as oitavas na ultima Copa e ter dado trabalho ao Brasil, apesar de ter sofrido derrota por 3 a 0, mas tecnicamente a melhor seleção africana é a Costa do Marfim desde 2006. Apesar da partida ter sido fraca do ponto de vista técnico, foi muito boa pelo lado africano do ponto de vista tático. Não deram a chance de Portugal jogar, marcando adiantado e antecipando sempre. Mas faltou a criação de alguma jogada incisiva. Espero que o time africano conquiste vaga nas oitavas, e se possível vá até mais longe. Já p



Brasil 2x1 Coréia do Norte



O Brasil também foi decepção para muitos, mas eu já avisava antes da partida que a Coréia causaria problemas. Não sou vidente e muito menos admirador do futebol norte-coreano. Minha base foi o estilo da seleção do Dunga: o contra-ataque. A seleção se saiu muito bem em jogos contra equipes fortes, deixando o adversário ter o falso controle da partida, concedendo o domínio da bola mas não dando espaço para criação de jogadas por parte do adversário, e na hora certa, encaixando os contra-ataques mortais. Esse tipo de futebol não funciona com seleções que jogam com 10 jogadores no campo de defesa, e o Brasil não tem a criatividade necessária para armar as jogadas contra uma defesa bem postada. O empate contra a pífia seleção boliviana em pleno Engenhão não me deixa mentir, foi decorrente desse estilo tático implantado por Dunga. Tanto aconteceu isso que o primeiro gol do Brasil foi "achado" e tardou a sair. E em jogos como esse o problema é o primeiro gol, quando a defesa do time que põe 10 atrás da linha da bola é penetrada pela primeira vez, perde toda a consistência e os gols fluem com facilidade. E nem isso o Brasil conseguiu fazer, conseguindo apenas o segundo gol e incrivelmente conseguindo levar um gol em detrimento de total displicência. Outro fator preocupante é a falta de qualidade de Kaká e Luís Fabiano. O primeiro se mostrou fisicamente bem, tendo sido o terceiro que mais correu na partida, mas tecnicamente foi muito aquém do esperado. Já Luís Fabiano entrou na neura do jejum de gols e jogou nervoso, fazendo muitas faltas, o que resultou em uma partida muito fraca. Eu havia comentado sobre não botar fé nesses dois para a Copa. Na minha opinião, e sei que muitas criticas virão como consequência desse comentário, Kaká nunca foi o jogador genial que consideram. É um bom jogador, tecnicamente o melhor do Brasil, mas nunca mais jogará o bom futebol que jogou quando foi premiado como o melhor do mundo (prêmio esse muito contestável, não pelo fato do Kaká tê-lo conquistado, mas sim pelos critérios para esse título, que geralmente premia o principal jogador da equipe campeão da UEFA Champions League, ignorando jogadores que conduzem times fracos a títulos nacionais por exemplo, e todos os outros continentes que não a Europa). Kaká já passou pelo teve o auge da sua carreira, cometeu o erro de ir para o Real Madrid (pena não ter nenhum "S" no nome da equipe) onde será coadjuvante de um time em que o dinheiro impera. Luís Fabiano é outro que já passou pelo auge da carreira. De fabuloso ele não tem nada, é só um bom finalizador, que passou por uma fase muito boa nos ultimos anos, mas que teve seu ritmo comprometido por algumas lesões. Creio que ele não venha a repetir as grandes atuações, nem pela Seleção nem pelo Sevilla. Mas de qualquer forma é a melhor opção para o ataque brasileiro. Para o Brasil conquistar essa Copa terá que suar sangue!



*Agora arranjei uma boa fonte de imagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário