quarta-feira, 30 de junho de 2010

Copa do Mundo - Quartas de Final

As oitavas foram relativamente previsíveis, praticamente nenhuma zebra, apenas um segundo lugar do seu grupo conseguiu avançar para as quartas, a zebra Gana. Destaque para o segundo dia das oitavas, com 9 gols em 2 grandes jogos, como se esperava. Mas vamos as quartas, e sem palpites dessa vez:

Uruguai x Gana



O jogo fraco das quartas. Provavelmente não tenha grandes atrações. O Uruguai que joga feio e sofreu para vencer a Coréia do Sul contra a Gana que joga na base da vontade e venceu os Estados Unidos dessa forma. Essa partida só ocorrerá devido a incompetência das seleções grandes, como a França. Méritos para as equipes por chegarem até aqui, mas o futebol delas não é o grande fator para isso ser possível.

Holanda x Brasil



As duas escolas do "futebol arte" que abriram mão da tradição e buscaram um futebol pragmático e de resultado. Enquanto o Brasil se preocupa com Sneijder e Robben principalmente, que em questão de posicionamento seria marcado pelo ofensivo Michel Bastos, a Holanda tem dor de cabeça ao pensar em Kaká e em Maicon, esse ultimo que provavelmente teria a marcação do limitado Giovanni Van Bronckhorst, problema que se acentuaria com a escalação de Daniel Alves como meia pela direita. Esse é provavelmente o jogo mais dificil de chutar um resultado. Talvez o único quesito que desequilibre a balança é a tradição verde e amarela.

Argentina x Alemanha



Provavelmente o melhor jogo que veremos na Copa, entre os dois melhores ataques até agora (a Argentina vem com 10 gols enquanto a Alemanha vem logo atrás com 9). Mas apesar do número de gols semelhantes, são seleções muito diferentes. A Alemanha prima pela qualidade estratégica da equipe, o bom toque de bola e o contra-ataque eficiente, enquanto a Argentina ainda é um time um pouco bagunçado e tem como ponto forte a habilidade e velocidade individual de seus atacantes (tanto titulares quanto reservas). Com certeza será uma grande partida, e se eu tivesse que apostar em uma, provavelmente seria a Alemanha pelo motivo tático, mas com qualquer uma avançando, a Copa estará bem servida.

*Fim da maldição

Desde a final da Copa de 1966 a Inglaterra não vence a Alemanha. Muitos colocam isso como castigo pela vitória inglesa em 66 com um gol irregular de Geoff Hurst. Se o problema é maldição, ela acabou nessa Copa. Além de todas as derrotas que seguiram como castigo, dessa vez em lance idêntico ao de 66, um erro do árbitro prejudicou a Inglaterra em momento decisivo da partida. A diferença é que em 66, no gol validado pelo juiz, a bola não entrou após acertar a trave, e agora, em 2010, a bola chutada por Lampard acertou o travessão e entrou, mas o gol não foi confirmado pela arbitragem. Veremos no próximo embate entre Alemanha e Inglaterra se a "maldição" de fato acabou.

Paraguai x Espanha



O favoritismo espanhol é evidente. Apesar da dificuldade de concretizar as inúmeras chances que tem tido, o time espanhol ainda é o melhor do mundo no papel. E após a saída de Fernando Torres e entrada do grandalhão Llorente, a seleção espanhola conseguiu suprir a ausência "espiritual" de Torres em campo. David Villa vem jogando muito bem e marcando seus gols, como de costume. É dificil acreditar que só agora ele está conseguindo a consagração internacional que tanto merecia. Enquanto isso, temos uma seleção Paraguaia chata de ver jogar, com características típicas de time sul-americano, apesar do forte ataque. Para o bem da Copa, que a Espanha continue e que tenhamos uma semi-final ao menos, tão boa quanto Argentina e Alemanha promete ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário