sexta-feira, 25 de junho de 2010

Copa do Mundo - Oitavas de Final

Agora começa a fase final da Copa do Mundo, onde os times classificados mostram de vez pra que vieram. Farei a análise da cada uma das partidas que se iniciam amanhã. Algumas surpresas nas oitavas, como Eslováquia roubando vaga da Itália e França decepcionando com o ultimo lugar do grupo A (se vieram para não jogar, porque roubaram a vaga da Irlanda?).

Uruguai x Coréia do Sul



Essa é uma partida de dificil previsão. Cria-se a imagem de que o Uruguai é favorito, mas isso se deve pela boa fase dos times sul-americanos, puro "bairrismo" nosso. Times asiáticos também costumam não impor muito respeito, mas a Coréia vem bem arrumada, será um perigo. O Uruguai vem mais uma vez fraco, mas acertado pelo menos. A troca de posição do atacante Forlán deu ao time mais criatividade no meio de campo.

Palpite: Uruguai 2x1 Coréia do Sul

Estados Unidos x Gana



Os times africanos vem decepcionando. Como disse no início, Gana era a maior esperança do continente, mas fez jogos fracos, mostrou a desorganização e os problemas técnicas dos outros africanos. Não consigo imaginá-los passando. Já os americanos vem fortes, talvez com sua melhor seleção de todos os tempos. Organizada taticamente, com o grande jogador Landon Donovan, o bom atacante Jozi Altidore, o filho do treinador e ponto de equilíbrio Michael Bradley e um sistema defensivo de qualidade, com bons zagueiros e o ótimo goleiro Howard.

Palpite: Estados Unidos 2x0 Gana

Holanda x Eslováquia



A seleção eslovaca tem alguns talentos individuais, com o meia Hamsik e o atacante Weiss, filho do treinador, além de ser um time taticamente acertado e vir moral após desclassificar a Azurra. Mas não deve ser grande problema para a Holanda. Com a volta de Robben e 100% de aproveitamento, dessa vez a Holanda demonstra a consistência necessária para ir longe. Espero que a Laranja não amarele como na Eurocopa, onde vinha fazendo as melhores apresentações.

Palpite: Holanda 3x1 Eslováquia

Brasil x Chile



O Brasil conseguiu escapar da forte Espanha e da retranca Suiça, que provavelmente causariam grandes dificuldades. Veio o Chile, freguês histórico e equipe com sistema de jogo perfeita para o Brasil. O que o Chile tem feito nessa copa é atacar, e o maior erro que se pode cometer contra o Brasil é dar espaço para contra-ataques que explorem a velocidade dos jogadores chave. Mas o Brasil demonstrou alguns pontos fracos nessa Copa. Sem reservas de meio campo, lateral esquerda mal representada, Felipe Melo sempre na possibilidade ser expulso e a dificuldade de modificar o jogo quando necessário, um pouco pela dificuldade de Dunga de efetuar mudanças táticas durante o jogo e muito pela falta de peças no banco.

Palpite: Brasil 2x0 Chile

Argentina x México



Esse jogo promete. A Argentina vem como uma das favoritas, Maradona soube lidar com os jogadores e especialmente como o gênio que possui no grupo. Muitos craques acabam sacrificados nas seleções em razão do seu objetivo tático. Messi tem o seguinte objetivo: jogar solto por onde quiser. Ninguem melhor que o gênio que foi Maradona para lidar com outro gênio. Porém a defesa fraca da Argentina facilitará o jogo para o rápido México. Provavelmente um jogo com muitos gols.

Palpite: Argentina 4x2 México

Alemanha x Inglaterra



A grande partidas das oitavas. Infelizmente a copa perderá um gigante. A Alemanha mostrou não ter aquela consistência demonstrada na estréia, apesar de ter um time que sabe tocar bem a bola e controlar a partida. Enquanto isso a Inglaterra luta para engrenar. Após a não classificação para a Eurocopa a Inglaterra aparentava ter se acertado com Fábio Capello, mas na Copa vem sendo um fiasco. Conseguiu empatar com a frágil Argélia e se classificou com muita dificuldade, mas no papel tem o time mais forte.

Palpite: Alemanha 1x1 Inglaterra (Inglaterra nos penaltis)

Paraguai x Japão



Um jogo que não promete muito. Japão vai para as oitavas como supresa. Todos davam essa equipe japonesa como a pior dos ultimos tempos, inclusive eu, e os japoneses provaram o contrário. Não fizeram grandes apresentações nos dois primeiros jogos, mas no ultimo, contra a Dinamarca, mostraram personalidade e um futebol alegre que ninguem esperava. Talvez a melhor apresentação da Copa. O Paraguai vem com uma equipe acertada, mas sem futebol de qualidade. Seus melhores jogadores estão concentrados no ataque. É dificil dar um palpite, mas contando SOMENTE E APENAS com uma nova apresentação boa do Japão, fico com os nipônicos.

Palpite: Paraguai 1x2 Japão

Espanha x Portugal



Em termos de camisa e tradição dois médios da Europa. Mas a Espanha vem com sua melhor seleção de todos os tempos e Portugal também com um time forte comparando com outros times que teve. A Espanha foi a primeira em praticamente tudo de positivo nas estatisticas da primeira fase: mais chutes finalizações por exemplo. Eu conto que a Fúria não vai pipocar novamente e vai longe nessa Copa.

Palpite: Espanha 3x1 Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário